Pular para o conteúdo principal

Por que Simplificar a vida?



Pra começar vamos a uma rápida aulinha de português. Simplicidade no dicionário significa ausência de complicação, mas não confunda complicação com problemas ou desafios; a complicação é aquilo que nos leva até, cria, e, sustenta, os problemas e desafios, além disso; também nos impede de sair deles. Devemos ser realistas, problemas e desafios todos temos e sempre teremos; entretanto, podemos lidar com eles de uma maneira muito mais leve e inteligente, dessa forma não seremos abalados pelas adversidades temporárias que possam surgir na vida. O cultivo de uma vida simples faz com que os problemas e desafios sejam vencidos, superados e resolvidos de modo a nos deixar mais fortes, melhores e em condições, inclusive, de ajudar outras pessoas em questões semelhantes.

A melhor forma de vencer desafios e superar problemas é pensando de forma simples, ou seja, afastando toda a complicação de seus pensamentos, das suas ações e da sua vida. Pensar de forma simples nos dá clareza e melhora nossa compreensão daquilo que precisa ser feito; pensar de forma simples aumenta nosso foco e realça quais são nossas reais prioridades, seja no que for. Só por estes benefícios já vale a pena praticarmos uma forma mais simples de pensamento e estilo de vida, porém há muitos outros benefícios e me faltaria tempo e espaço aqui para falar sobre eles adequadamente, mas certamente vou abordar vários deles aqui.

Grande parte da sociedade injeta, todos os dias, em nossas mentes e corações uma quantidade cada vez maior de impulsos que surgem de todas as partes, muitas vezes, antes que percebamos eles já estão implantados dentro de nós, e certamente muitos destes impulsos têm a missão de nos induzir a criar um estilo e padrão de pensamentos e vida que seja baseado nas complicações; obviamente, nada disso acontece de uma forma aberta, pelo contrário, geralmente estas sementes complicadoras são plantadas dentro de nós na forma de sugestões dissimuladas transmitidas pelas mais diversas mídias e pessoas; e, se não forem identificadas, arrancadas e impedidas de se instalarem em nossa mente, vão brotar a partir de nosso interior e criar um verdadeiro emaranhado de pensamentos, sentimentos, emoções palavras e ações que culminarão em uma vida de constantes confusões e complicações que podem inclusive chegar ao caos.

E como identificar tais impulsos para impedir que se instalem em nossos corações?

Você é o único guardião de sua própria vida; o protetor do seu próprio coração e mente; portanto, guardar ou não, ou seja, proteger ou não, o seus pensamento, sentimentos e emoções, é o que determinará se você terá uma vida com mais ou menos qualidade. Para impedir que as sementes de complicações sejam plantadas em seu interior é necessário uma boa dose de autoconhecimento, em outras palavras, é manter vigilância constante de seus próprios pensamentos, sentimentos, emoções e crenças, além disso, é necessário que você examine prudentemente tudo o que deixa entrar em seu interior; não engula tudo o que dizem, não aceite tudo o que mostram, considere e pondere a respeito de tudo o que ensinam; permita que entre em sua mente apenas o que lhe fará bem, apenas o que é bom para o desenvolvimento de um estilo de vida com simplicidade, pois ela vai gerar qualidade e liberdade; descarte todo o resto e mantenha seus pensamentos e vida simples.

E como fazer isso?


Muitas pessoas vivem criando teorias, hipóteses, possibilidades e estratégias mirabolantes para absolutamente tudo e acabam se perdendo num labirinto mental que os impede de fazer aquilo que mais precisam, que é: Fazer o que precisa ser feito. Simplificar.

Então o que é viver de forma simples?

Viver simples não significa viver mal como é comum que as pessoas pensem; na verdade, viver de maneira simples significa viver bem, desenvolvendo um estilo de pensamentos e de vida sustentável em todos os sentidos, baseado em pensamentos e ações inteligentes. Um estilo que não lhe sufoque, não canse, não sobrecarregue ou não lhe faça ficar confundido em labirintos interiores (pensamentos) e exteriores (possibilidades, opções). Viver de forma simples vai impedir que você passe toda a sua vida correndo em círculos como muitas pessoas na sociedade vivem atualmente; exatamente como aqueles ratinhos aprisionados em gaiolas circulares. Só que a complicação moderna é uma gaiola que vai a todos os lugares com você, e este é o motivo pelo qual devemos nos livrar dela.

Simplicidade não é defeito, pelo contrário; simplicidade é uma poderosa virtude com inúmeros benefícios; eis alguns:

*Simplicidade otimiza;
*Simplicidade retira o peso de nossas costas;
*Simplicidade nos protege da ansiedade;
*Simplicidade resolve;
*Simplicidade nos aproxima de nossos verdadeiros sonhos;
*Simplicidade deixa nossa visão mais clara;
*Simplicidade realça nossas prioridades;

Tome como exemplo a vida dos pássaros; eles não ficam imaginando formas de voar, elas simplesmente voam; eles não ficam criando estratégias extraordinárias elaboradas para resolver coisas comuns; elas comem, dormem, voam e se relacionam; elas nascem, crescem, vivem e morrem; ou seja, passam suas vidas da forma mais direta que conseguem, sem se deter ou atrapalhar com o que quer que seja. Pássaros não carregam peso desnecessário; eles desenvolvem um estilo de vida simples e funcional que atende tudo aquilo que necessitam. Use o grande exemplo que estas pequenas criaturas nos dão e passe a aplicar a simplicidade em tudo na sua vida. Desenvolva para si um estilo de vida que seja simples para você, ou seja, sustentável, funcional e inteligente:

Simplicidade nos estudo; 
Simplicidade no trabalho;
Simplicidade nos Relacionamentos;
Simplicidade no trato com as pessoas;
Simplicidade no estilo de vida;
Simplicidade no padrão de consumo;
Simplicidade na forma de pensar;
Simplicidade no jeito do falar;
Simplicidade na maneira de agir;
Simplicidade no liderar;
Simplicidade no servir;
Simplicidade no amar.
E assim por diante.

Tudo na vida possui uma maneira mais simples de ser feito e certamente esta maneira é a que dá mais resultado, embora grande parte de todas as mídias se esforcem para negar essa verdade.


Pensar simples não é pensar pequeno. Sonhe o seu sonho do tamanho exato que ele tiver; crie a sua visão tão grande quanto lhe parecer conveniente, viva sua missão na maior altitude e magnitude que você puder alcançar; mas seja, sempre, em tudo isso, e, em todo o tempo, equilibrado e, principalmente simples.

Ser simples não é ser pobre e simplicidade não significa escassez. Há pessoas de todas as classes sociais que são essencialmente simples em seu estilo de vida e interações com a sociedade, inclusive bilionários conhecidos como Bill Gates, Warren Buffet e muitos outros. Todas estas pessoas das mais diversas classes sociais que praticam a simplicidade como um guia, acabam vivendo suas vidas com abundância, realizações e plenitude, tornam-se solucionadores de problemas e não são escravas de coisa alguma.

Compreenda que tudo na vida possui uma maneira simples de ser feito, mas não confunda simplicidade com facilidade e muito menos com negligência. Tudo pode ser simples, mas nem tudo pode ser fácil. Entretanto, simplicidade torna o caminho menos tortuoso para que você alcance tudo aquilo o que está buscando e sem sofrimentos. É por este motivo que devemos nos esforçar para simplificar nossa vida.

Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;