Pular para o conteúdo principal

Que faculdade devo cursar para ser escritor(a)?



Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto.

Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem.

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idioma e conhecimento de estruturação de textos, pois essa parte mecânica pode ser facilmente ensinada e aprendida por qualquer um que realmente deseje, seja através de cursos, livros ou mesmo através de pesquisas e estudos por conta própria usando a internet, como eu mesmo fiz, mas a verdade é que a parte mecânica de ser escritor representa apenas uma pequena porcentagem do contexto geral; de fato, muitas pessoas dominam completamente nosso idioma e jamais escreveram nem têm o desejo de escrever nem mesmo um único conto pequeno.

E por que estou dizendo isso?

Para que você compreenda, como eu compreendi, que o que define os escritores não é a capacidade acadêmica e nem mesmo o amor pelas letras que eles possuem, mas sim o amor por criar e compartilhar histórias, e isso jamais poderá ser ensinado em um curso universitário. Esse desejo ardente de contar e compartilhar histórias com o mundo é algo que desperta dentro de nós, pelos mais diversos motivos, que podem variar completamente de pessoa para pessoa, mas é essa labareda que move os escritores(as) a escrever, e não a validação social supostamente embutida em um diploma de formação, pois a verdadeira validação de um escritor é a sua obra.

Se em algum momento da sua vida disseram a você, ou, você mesmo pensou que precisaria fazer algum curso universitário para poder seguir na carreira de escritor(a), então tenho novidades, tire essa ideia da mente porque o que você realmente precisa para isso é escrever seu próprio livro ou livros e descobrir como vendê-los de maneira adequada. E se você, como eu, sente a chama do desejo por contar histórias diversas e compartilhar com o mundo então comece a desenvolver a única habilidade que permitirá fazer isso, ou seja, comece a desenvolver seu estilo próprio de escrita.

E como desenvolver um estilo próprio de escrita?

Escrevendo sem parar. Isso mesmo. Exercite sua imaginação dando asas a ela e escrevendo o que vier em sua mente; obviamente, procure se organizar o melhor possível e até mesmo criar um método de escrita que funcione para você. Aqui mesmo você encontrará dicas e algumas técnicas que eu utilizo para escrever e funcionam muito bem; use-as e adapte-as da forma que sejam mais eficazes para você.

Há pouco eu falei sobre a imaginação, e ela é justamente uma das características que jamais conseguirão ensinar em uma grade curricular acadêmica, assim como a inspiração. Estas são características primordiais que devem ser alimentadas e plenamente desenvolvidas de forma completamente individual para cada pessoa, não há como padronizar a imaginação e a inspiração de modo que possam ser igualmente transmitidas para várias pessoas exatamente da mesma maneira, porque o que me inspira e ativa minha imaginação muito provavelmente não é o mesmo que desencadeia esse processo mental em você, e assim também, é diferente com cada pessoa que está sobre a face da terra.

Portanto, se você quer realmente ser um(a) escritor(a), em primeiro lugar, aprofunde-se na arte dos escritores, e em segundo lugar aprenda como vender seu livro. Compreenda, alimente e desenvolva sua imaginação e entenda como aproveitar sua inspiração o máximo possível, assim como também, construa o sólido hábito de escrever. A partir disso desenvolva o seu método e escreva seu livro.

Esqueça essa imagem de que um escritores precisa necessariamente de uma formação acadêmica específica, pois isso definitivamente não é verdade; escritores estão por toda parte e a paixão pela escrita pode despertar em pessoas de qualquer formação, ou mesmo, em pessoas sem nenhuma formação tradicional. Seu desenvolvimento como escritor(a) depende muito mais de sua sensibilidade e olhar diferenciado para com o mundo e seus detalhes, assim como sua habilidade em transformar imaginação e inspiração em palavras e textos, unindo a isso, uma boa compreensão de como atuar no mercado alcançando leitores; do que de um conjunto de matérias ortodoxas organizadas em alguma grade curricular de algum curso universitário ou de um diploma em sua parede.

Comentários

  1. Se tem uma coisa que eu nunca cogitei toda vez que pensei em escrever, publicar e/ou vender um livro foi em curso superior. Tanto que me formei em Ciências Biológicas, curso escolhido apenas por eu ter facilidade com a área. De certa forma isso irá influenciar na minha escrita, pois se vier a escrever uma história que explore algo relativo à área e quiser que seja verossímil, ter cursado biologia vai me ajudar bastante, mas também não é nada que uma boa pesquisa no Google não pudesse resolver.

    Tenho vontade de cursar uma segunda graduação, no caso Letras, mas mais por eu gostar de ler e escrever do que um curso com o objetivo de me tornar escritora, afinal, acho que isso eu já sou.

    Para mim, se a pessoa tem desejo escrever histórias meu conselho é ler muito, conhecer a língua na qual vai escrever (isso facilita bastante na hora da revisão por não precisar corrigir erros básicos) e escrever muito.

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helaina!
      Você está correta em seu comentário. Cursar uma graduação pode ser útil para dar profundidade, verossimilhança e autoridade caso alguém deseje escrever um romance ou trama mais técnica focada em determinada área; além é claro, de ser algo que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer um. Mas como você bem disse, para que alguém se torne escritor(a), basta ter o desejo ardente de escrever e investir no seu desenvolvimento literário, lendo e praticando a escrita.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Grande abraço.
      Sucesso pra você.

      Excluir
  2. Olá Luiz,escrevi alguns livros digitais para Amazon e Bibliomundi e também disponibilizei alguns textos no site Recanto das Letras,mas confesso que ainda me sentia insegura e não direcionada a profissão escritora até conhecer e acompanhar o seu blog.Quero muito agradecer você por todo conteúdo que disponibiliza .Tenho aprendido muito com suas dicas e pouco a pouco estou criando coragem para me assumir de verdade como escritora.Desde que comecei a escrever sempre me pairou muitas dúvidas,então,ficava enrolando e não assumia esse meu desejo de escrever.Gratidão Luiz por ser um ótimo mentor ,gratidão por compartilhar,gratidão,gratidão,gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cynthia!
      É com alegria que leio o seu comentário.
      Fico contente em saber que os textos colocados aqui têm, de alguma forma, sido úteis a você.
      Muito obrigado por me escrever através o seu comentário.
      Espero que você se assuma como escritora e desenvolva esse seu dom cada vez mais.
      Sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;