Pular para o conteúdo principal

Por que criar um blog pode ser uma boa ideia para seu livro? - Dica para escritores



Imagine que quando você terminar de escrever seu livro ele já possua entre dez e cem mil visualizações e leituras, ou mais. Imagine que no dia em que você terminar de escrever a última palavra do seu romance, ele já tenha entre cem e mil comentários, ou mais. Pense em como seria ótimo se no dia em que você encerrar o processo de escrita de seu livro, já exista várias pessoas desejando comprá-lo e indicando para que outras pessoas o leiam. E se enquanto você escreve seu livro ele já esteja gerando algum dinheiro para você; não seria ótimo?

Será que estas coisas são possíveis ou são apenas devaneios?

Creio que são totalmente possíveis. Estas são algumas possibilidades bastante reais que podem acontecer com você se você criar seu livro em uma plataforma aberta como um blog ou um site para escritores, como o Wattpad por exemplo, e trabalhar nele como um projeto de negócio bem definido para a internet. Inúmeras pessoas começaram escrevendo em blogs e depois transformaram-no em um livro mais tradicional; isto é um caminho relativamente comum hoje em dia; então por que você também não considera fazer o mesmo?

Por outro lado, muitas pessoas não criam um blog para escrever seus contos, artigos ou romances porque acham que seria uma perda de tempo, mas como podem saber se não tentarem? É claro que qualquer um que faça um blog de maneira desleixada e não trabalhe nele, tanto na escrita quanto no design, de forma adequada não alcançará o resultado desejado, mas se você considerar que escrever seu livro em formato de blog é um projeto de longo prazo, e gradativamente for escrevendo e incrementando-o, além de aprendendo mais e aprimorando seus conhecimentos de como a internet funciona para alcançar seus leitores. Certamente conseguirá fazer seu livro conhecido e, quem sabe, poderá até publicá-lo de forma tradicional se for o seu desejo.

Para finalizar, eis abaixo 3 vantagens básicas de se criar um blog para seu livro ou textos.

1: Um blog é grátis:
A grande vantagem inicial de escrever na internet, seja em um blog ou plataformas para autores independentes, é que é totalmente gratuito; e no princípio, tudo o que os escritores iniciantes não precisam é gastar dinheiro sem necessidade.

2: Um blog coloca sua escrita a prova:
Algumas vezes sua escrita pode não estar madura o suficiente para ser publicada ou mesmo lida por outras pessoas, mas como você é o autor(a), seu envolvimento emocional com o texto não lhe permitirá ver isso. Escrever em um blog vai lhe permitir provar sua escrita e medir a receptividade dos leitores, assim como receber retorno verdadeiro dos leitores quanto a maturidade de sua trama e conhecimento/uso da língua portuguesa; entre outros pontos relevantes. 

3: Um blog testa e treina sua disciplina em escrever constantemente:
Muitas pessoas acham que querem ser escritores, mas a verdade é que quando se deparam com a realidade de escrever constantemente, muitas vezes sem a ajuda da inspiração, percebem que não era aquele tipo de experiência que desejavam, eles achavam que sentariam frente ao computador e escreveriam um livro inteiro em poucos dias, usando uma inspiração inesgotável, e logo que terminassem de escrever seriam publicados, ganhariam muito dinheiro e ficariam famosos. Estas pessoas não querem ser escritores, eles estão apenas deslumbrados com uma imagem mental distorcida do que acham que é a vida de um escritor(a); portanto ao começar a escrever em um blog ou site, se depararão rapidamente com a realidade e verão se possuem a persistência e a disciplina necessária para suportar o tempo até escrever um livro inteiro e depois disso, o tempo e os obstáculos para encontrar os leitores ou ser publicado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;