Se você
nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto
vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode
ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é
tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque
dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.
Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo:
Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjos se confrontando, por exemplo, dessa forma poderei me concentrar em dar mais detalhes específicos desta foto mental, tipo: Como é o confronto entre eles, suas habilidades e até mesmo posso inserir pequenos pedaços de informação que insinuem algo mais sobre aquela batalha ou quem são os anjos envolvidos e os motivos da guerra, dessa forma posso jogar com a imaginação dos leitores e deixar que eles tirem suas próprias conclusões a respeito de tudo o que não for mencionado.
Essa técnica permite ao escritor criar textos concisos e densos rapidamente e sem muito esforço, pois todo o foco estará colocado em um determinado momento específico que pode ser uma conversa entre duas pessoas sentadas em um banco de carro, um monólogo de determinado personagem analisando a própria vida enquanto assiste o por do sol, o ataque de um vampiro, ou qualquer outro momento que o autor consiga isolar de sua mente e transcrever em palavras.
Se você tiver alguma dúvida sobre como usar essa técnica, dê uma olhada nos contos que escrevi e estão disponíveis neste blog, pois os fiz exatamente dessa maneira e creio que podem ser úteis para lhe inspirar a aprender a isolar um momento mental e descrevê-lo. Dessa forma eu já escrevi mais de cem contos e creio que você também poderá fazer o mesmo se assim desejar.
Comentários
Postar um comentário