Alguns jovens escritores tem certo preconceito com escrever na internet, mas veja o caso de Anna Todd com seu livro After que obteve mais de um bilhão de visualizações na internet, agora é também vendido no mundo físico. Tudo depende de como você estrutura seu projeto de divulgação e vendas para seu livro.
Existe uma grande verdade que está passando despercebida; principalmente as gerações de leitores que virão a partir de agora estarão muito mais ligadas ao livro digital do que ao livro físico pelo simples fato de que nossa vida está se tornando cada vez mais digital; esta é uma marcha que não pode ser interrompida e grandes empresas que atuam nesta área já perceberam isso.
A internet é uma ferramenta poderosíssima que se for bem utilizada potencializará o alcance e o resultado positivo de seu livro. Hoje em dia há várias plataformas onde um autor iniciante pode colocar sua obra para alcançar os primeiros leitores.
Livrarias conceituadas como a saraiva já perceberam que muitos escritores talentosos estão começando a trilhar o caminho digital e lançou a plataforma publique-se; que permite que autores coloquem seus livros para vender no próprio site da saraiva em formato digital.
Um fato importante que um autor iniciante e ou aquele que deseja ser um best-seller um dia não pode ignorar é que cada vez mais todas as coisas estão migrando para as plataformas digitais, e assim também é com o livros. O autor que conseguir desenvolver uma visão correta de como se utilizar da internet para se conectar com seus leitores e posteriormente para a divulgação e mesmo para a comercialização digital de seus livros; já terá uma grande vantagem sobre aqueles que ainda desejam ser publicados apenas por meios tradicionais. Atualmente o mundo físico acompanha tem se tornado apenas um reflexo do mundo digital, ou seja, as coisas estão acontecendo primeiro na internet e só depois estão vindo para o físico.
A dica a qui é: Comece a pensar seu livro como um projeto digital e procure se conectar com seus leitores, ainda que no princípio eles sejam poucos, não se preocupe em ganhar dinheiro ou fama no começo, faça as coisas de maneira genuína para difundir seu talento e tocar outras pessoas. Se você fizer tudo direitinho certamente as oportunidades vão aparecer. E se você conseguir uma boa conexão com seus leitores pode até acontecer que as editoras tradicionais passem a procurar você para publicar seus livros; (quando isso acontece, as editoras apresentam propostas muito melhores do que quando você vai até eles) Lembre-se que a maioria dos grandes escritores do mundo começaram cada qual em sua época e na medida de suas possibilidades publicando a si mesmos, faça uma breve pesquisa no google e comprove isso, então porque você também não considera trilhar o mesmo caminho que estes grandes autores, só que nós temos ainda mais facilidades por causa da internet.
Reid Tracy presidente da Hay House, maior editora de livros de autoajuda do mundo, disse que para os editores é melhor publicar autores que já tenham se auto publicado antes com algum sucesso porque desta forma eles sabem que poderão obter algum lucro no processo
Eis duas dicas simples para você começar a pensar seu livro de maneira digital.
1: Tenha seu livro em formato digital
É importantíssimo que você disponibilize seu livro nos mais variados formatos digitais; atualmente os mais utilizados são certamente o PDF; o E-pub, que pode ser lido com facilidade em qualquer tablet ou smartphone; MOBI, que é o formato proprietário da Amazon.
2: Disponibilize seu livro em formato blog:
Algumas pessoas defendem a teoria de que escrever um livro num blog não é uma boa ideia, mas eu discordo; um blog é como um livro aberto na internet que pode funcionar para fazer você ser notado pelos seus leitores.