Pular para o conteúdo principal

Escreva seu livro usando a Jornada do herói.



Quer escrever seu livro, mas não sabe como arquitetar as partes de sua trama ou como criar capítulos que componham de modo linear o começo, meio e o fim? Creio que posso ajudar.
Esta postagem vai apresentar para você uma ferramenta extraordinária que lhe dará condições começar, desenvolver e terminar sua trama seguindo uma linha simples e bem estruturada que faz sucesso em livros e filmes. Bastará seguir o modelo que apresentarei em seguida.
Não sei se você já ouviu falar sobre a Jornada do Herói. É um modelo incrível desenvolvido pelo antropólogo norte americano Joseph Campbell e publicado no livro chamado "The hero with a thousand faces" ou "O herói de mil faces". Eu utilizei essa ferramenta para escrever meu livro Cruz de Fogo, embora não tenha seguido a ordem dos doze passos tal como vou descrever aqui, mas todos estão lá de uma maneira não linear.
Se você não tem ideia de como começar e escrever seu livro sugiro que siga os doze passos tal como descrito abaixo usando exatamente a mesma cronologia e isso já facilitará bastante o seu trabalho. Apenas para que a coisa toda fique mais didática e alinhada com o propósito desta postagem, coloquei cada um dos passos como se fossem capítulos e isso vai melhorar sua compreensão.


1° Capítulo:  Mundo comum ou Status Quo.

Esta é a realidade em que seu personagem vive antes de a aventura começar. Use o primeiro capítulo para descrever seu personagem e o mundo que o cerca, ou seja; descreva como é a vida dele, o que faz, o que gostaria de fazer, com quem vive e todas estas coisas.
Uma dica: Não se aprofunde tanto nesta narrativa inicial, seja conciso e dê apenas um panorama de como as coisas são.

2° Capítulo: O chamado da aventura.

Um problema se apresenta ao seu personagem; um desafio, uma visão, um convite, um chamado.

3° Capítulo: A recusa...


Seu personagem inicialmente recusa e ou demora a aceitar o chamado. Geralmente por medo.

4° Capítulo: Encontro com o mentor.

Seu personagem encontra o mentor que o faz enxergar o chamado com mais clareza, o treina e informa sobre o que tal aventura vai exigir do personagem principal.

5° Capítulo: Cruzando o primeiro portal.

O personagem abandona a realidade que conhecia e acreditava ser a única e se lança na realidade desconhecida aonde as aventuras acontecerão.

6° Capítulo: Aliados inimigos e as primeiras provações.

O personagem é obrigado a enfrentar seu medos, tentações e o desconhecido que o cerca, encontra aliados que o ajudarão e inimigos que serão um tormento para ele.

7° Capítulo: A aproximação.

Seu personagem vence suas primeiras provações e derrota seus inimigos

8° Capítulo: O abismo.

A maior crise que o personagem precisa vencer para alcançar seu objetivo, essa crise o leva muito perto da morte; seja a sua própria ou a de entes queridos.

9° Capítulo: Recompensa.

Seu personagem enfrentou a morte, venceu seus medos e conquistou o objetivo que deu origem a aventura

10° Capítulo: O caminho de volta.

O personagem precisa voltar para a sua realidade onde estão as pessoas que ele deixou para trás quando a aventura começou

11° Capítulo: A transformação.

Outro teste de vida ou morte é lançado sobre o personagem, algo que lhe causa muita dor, seja física ou mental, sentimental; e ele precisa usar tudo o que aprendeu para mostrar que já não é mais a mesma pessoa do início da jornada, mas sim que está transformado em um personagem diferente. melhor.

12° Capítulo: O retorno.

Transformado pelas aventuras que viveu, o personagem retorna para sua realidade com o intuito de ajudar outros, porém, como ele já não é mais a mesma pessoa; toda a sua realidade também se transformou.


***

Este modelo pode ser bem utilizado para vários tipos de livros, desde ficção, passando por terror suspense, aventura etc..

Se você seguir este padrão e escrever cada um dos capítulos com, digamos, cinco páginas; terá ao final um livro com sessenta páginas que depois de devidamente diagramadas aumentarão um pouco mais.
Em breve vou colocar no blog uma postagem que vai trazer uma grande dica que eu uso para facilitar a maneira de escrever cada capítulo.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;