Pular para o conteúdo principal

Dica para escrever seu livro: Como começar a escrever



Escrever é um exercício e como todo exercício precisa ser praticado com alguma constância para surtir efeito.
Não há outra alternativa para quem deseja escrever seu primeiro livro. O caminho é começar a escrever qualquer coisa e procurar identificar onde você tem mais dificuldade ou facilidade.
Conheço muitas pessoas que dizem querer escrever seu primeiro romance e por vezes chegam até a me contar as bases de sua trama, elas têm boa parte do que é preciso para escrever seu livro já delineada em suas mentes, mas esbarram em um obstáculo; não possuem o hábito de escrever, e isso é um grande problema, mas pode ser resolvido facilmente desde que haja um pouco de disciplina e vontade.
Por esse motivo vou deixar registrado aqui três boas dicas que já me ajudaram em algumas ocasiões quando eu estava escrevendo meu romance Érebus e creio que podem ajudar outras pessoas que têm vontade de escrever seu livro, mas não tem o costume de escrever.

Primeira dica: Comece a escrever.
Encontre um assunto pelo qual você tem paixão e comece a escrever sobre ele, escreva sem compromisso, apenas para testar como sua mente vai se comportar, fique atento para a forma como você vai usar as palavras, organizar as ideias e construir a narrativa. Esta é a primeira dica porque a ação é sempre melhor do que a procrastinação, e só quando você começar a escrever vai ter a real dimensão de como sua escrita está e onde você precisa melhorar.

Segunda dica: Escreva pequenos contos.

Escrever um romance ou mesmo uma novela pode ser um tanto complexo para quem nunca escreveu nada, então uma boa solução é começar pequeno, escreva um pequeno conto e quando digo pequeno, é pequeno mesmo, com cerca de uma página de word. Escreva um conto que seja de um tamanho que seja confortável para você, não se preocupe, ao menos por agora, em ter necessariamente de escrever dez páginas de uma única vez, não se pressione. Comece escrevendo pouco e vá se testando e aumentando gradativamente.

Terceira dica: Não tenha medo de errar.
No processo de começar a escrever seu livro vai ser comum cometer alguns erros seja no enredo, seja na construção de cenas, ou mesmo nos personagens, mas não se preocupe tudo isso é normal. A dica aqui é: Sempre que isso acontecer revise o seu processo de criação, elimine o que está errado e mantenha o que ficou bom. Alguns erros são oportunidades de melhorar sua maneira de escrever desde que sejam bem diagnosticados e corrigidos. Todos os melhores escritores descartam um grande volume do que escrevem e certamente isso também pode acontecer com os novatos.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;