Dica para escrever seu livro: Como começar a escrever



Escrever é um exercício e como todo exercício precisa ser praticado com alguma constância para surtir efeito.
Não há outra alternativa para quem deseja escrever seu primeiro livro. O caminho é começar a escrever qualquer coisa e procurar identificar onde você tem mais dificuldade ou facilidade.
Conheço muitas pessoas que dizem querer escrever seu primeiro romance e por vezes chegam até a me contar as bases de sua trama, elas têm boa parte do que é preciso para escrever seu livro já delineada em suas mentes, mas esbarram em um obstáculo; não possuem o hábito de escrever, e isso é um grande problema, mas pode ser resolvido facilmente desde que haja um pouco de disciplina e vontade.
Por esse motivo vou deixar registrado aqui três boas dicas que já me ajudaram em algumas ocasiões quando eu estava escrevendo meu romance Érebus e creio que podem ajudar outras pessoas que têm vontade de escrever seu livro, mas não tem o costume de escrever.

Primeira dica: Comece a escrever.
Encontre um assunto pelo qual você tem paixão e comece a escrever sobre ele, escreva sem compromisso, apenas para testar como sua mente vai se comportar, fique atento para a forma como você vai usar as palavras, organizar as ideias e construir a narrativa. Esta é a primeira dica porque a ação é sempre melhor do que a procrastinação, e só quando você começar a escrever vai ter a real dimensão de como sua escrita está e onde você precisa melhorar.

Segunda dica: Escreva pequenos contos.

Escrever um romance ou mesmo uma novela pode ser um tanto complexo para quem nunca escreveu nada, então uma boa solução é começar pequeno, escreva um pequeno conto e quando digo pequeno, é pequeno mesmo, com cerca de uma página de word. Escreva um conto que seja de um tamanho que seja confortável para você, não se preocupe, ao menos por agora, em ter necessariamente de escrever dez páginas de uma única vez, não se pressione. Comece escrevendo pouco e vá se testando e aumentando gradativamente.

Terceira dica: Não tenha medo de errar.
No processo de começar a escrever seu livro vai ser comum cometer alguns erros seja no enredo, seja na construção de cenas, ou mesmo nos personagens, mas não se preocupe tudo isso é normal. A dica aqui é: Sempre que isso acontecer revise o seu processo de criação, elimine o que está errado e mantenha o que ficou bom. Alguns erros são oportunidades de melhorar sua maneira de escrever desde que sejam bem diagnosticados e corrigidos. Todos os melhores escritores descartam um grande volume do que escrevem e certamente isso também pode acontecer com os novatos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares