Pular para o conteúdo principal

Dica para escrever seu livro: Escrevendo com simplicidade



Muitos autores iniciantes tem uma tendência  a querer desenvolver tramas extremamente elaboradas e se esquecem que seu principal objetivo é criar uma trama que seja segura o bastante para que seu leitor potencial possa compreendê-la sem ter de ficar voltando às páginas anteriores várias vezes para verificar se entendeu as informações que foram descritas; não há nada mais desmotivante na leitura de um livro do que ter de ficar fazendo isso. É claro que alguns grandes escritores conseguem fazer esse tipo de coisa em seus romances, mas esta é uma manobra complicada até para eles e desaconselhável para a grande maioria dos escritores que estão iniciando suas carreiras ou escrevendo seu primeiro romance.

A grande dica aqui é: mantenha a simplicidade.

Uma trama simples não significa uma trama sem atrativos ou sem graça, pelo contrário; basta você ver que livros infantis como "Alice no país das maravilhas", ou, livros como "O Pequeno Príncipe" e até mesmo livros como "O Alquimista", de Paulo Coelho, são sucesso há muitos anos e com justiça. Estes livros citados e outros possuem suas tramas seguindo uma linha muito simples, porém muito bem desenvolvida, trabalhada e muito bem escrita; não estou aqui falado sobre gosto pessoal, muitas pessoas podem não gostar dos três títulos que citei, por muitos motivos, mas o que estou analisando aqui são aspecto mais objetivos e é impossível negar que aqueles livros tem uma trama simples, mas muito bem escrita.

Uma das grandes capacidades de um escritor de sucesso é a capacidade de aprender a evoluir sua maneira de escrever

Criar uma trama simples é o primeiro degrau para que seu livro seja cativante; concentre suas energias em desenvolver seus personagens, detalhar os cenários, melhorar seu estilo de narrativa e evoluir sua técnica de construção de diálogos, mas, ao menos por agora, mantenha sua trama simples, mesmo que ela não seja linear; o importante é que a relato seja fluido mesmo sendo não-linear, procure não intrincar demais a trama principalmente porque fazendo isso você vai evitar de encontrar algum temido "nó" que sua própria história pode lhe dar. (Falarei mais sobre o nó literário em outra postagem).
Seja simples, procure presar pela objetividade ao desenvolver sua trama e não se preocupe porque você pode tornar seu livro muito atrativo caprichando nos outros aspectos da escrita. Quando escrevi meu livro Érebus levei apenas 3 meses para escrever o livro inteiro, porque embora seja uma trama não linear, ainda assim é muito simples; isso me facilitou desenvolver todo o conteúdo e lapidar melhor os personagens.
Seu livro pode ser simples, mas profundo e muito bem escrito. Para quem vai escrever ou está escrevendo seus primeiros romances esta dica pode fazer uma enorme diferença.

Comentários

  1. Olá Luiz César,

    Ótimas dicas. Também acredito que a simplicidade é uma boa receita para um livro, ainda que não garanta que seja um bom livro, pelo menos auxilia o escritor a não se perder durante a história.

    Att,

    Observatório Clube de Autores

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Que faculdade devo cursar para ser escritor(a)?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idio...

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim...

Como mapear e conectar suas ideias ao escrever um livro? -- Dicas para escritores iniciantes.

Essa parte é bem simples, você já tem as ideias e mapeá-las será traçar alguma ligação entre todas elas. Supondo que você tenha a quantidade de personagens, os lugares iniciais, o tema central e até mesmo alguns temas menores então o que você fará é ligar os pontos; vai dizer para si mesmo o que cada personagem começa fazendo? E, ou, onde? E, ou, como?  E, ou, quando? E, ou, por quê? Pode estar parecendo complicado agora, mas logo vai ficar tudo muito claro. Caso você ainda não tenha informações como essas, reflita um pouco no que sua história sugere, apenas inicialmente, porque é bem possível que algumas coisas mudem durante o transcorrer do relato. Essa é apenas uma ideia tênue do que será esse trabalho porque tudo vai depender exclusivamente do que você garimpou enquanto rascunhava; quanto mais linear for a sua trama, obviamente será mais fácil fazer essas conexões, e quanto menos linear for o relato mais conexões você terá de criar. Procure dar um princípio, que não ...