Dica para escrever seu livro: Escrevendo com simplicidade



Muitos autores iniciantes tem uma tendência  a querer desenvolver tramas extremamente elaboradas e se esquecem que seu principal objetivo é criar uma trama que seja segura o bastante para que seu leitor potencial possa compreendê-la sem ter de ficar voltando às páginas anteriores várias vezes para verificar se entendeu as informações que foram descritas; não há nada mais desmotivante na leitura de um livro do que ter de ficar fazendo isso. É claro que alguns grandes escritores conseguem fazer esse tipo de coisa em seus romances, mas esta é uma manobra complicada até para eles e desaconselhável para a grande maioria dos escritores que estão iniciando suas carreiras ou escrevendo seu primeiro romance.

A grande dica aqui é: mantenha a simplicidade.

Uma trama simples não significa uma trama sem atrativos ou sem graça, pelo contrário; basta você ver que livros infantis como "Alice no país das maravilhas", ou, livros como "O Pequeno Príncipe" e até mesmo livros como "O Alquimista", de Paulo Coelho, são sucesso há muitos anos e com justiça. Estes livros citados e outros possuem suas tramas seguindo uma linha muito simples, porém muito bem desenvolvida, trabalhada e muito bem escrita; não estou aqui falado sobre gosto pessoal, muitas pessoas podem não gostar dos três títulos que citei, por muitos motivos, mas o que estou analisando aqui são aspecto mais objetivos e é impossível negar que aqueles livros tem uma trama simples, mas muito bem escrita.

Uma das grandes capacidades de um escritor de sucesso é a capacidade de aprender a evoluir sua maneira de escrever

Criar uma trama simples é o primeiro degrau para que seu livro seja cativante; concentre suas energias em desenvolver seus personagens, detalhar os cenários, melhorar seu estilo de narrativa e evoluir sua técnica de construção de diálogos, mas, ao menos por agora, mantenha sua trama simples, mesmo que ela não seja linear; o importante é que a relato seja fluido mesmo sendo não-linear, procure não intrincar demais a trama principalmente porque fazendo isso você vai evitar de encontrar algum temido "nó" que sua própria história pode lhe dar. (Falarei mais sobre o nó literário em outra postagem).
Seja simples, procure presar pela objetividade ao desenvolver sua trama e não se preocupe porque você pode tornar seu livro muito atrativo caprichando nos outros aspectos da escrita. Quando escrevi meu livro Érebus levei apenas 3 meses para escrever o livro inteiro, porque embora seja uma trama não linear, ainda assim é muito simples; isso me facilitou desenvolver todo o conteúdo e lapidar melhor os personagens.
Seu livro pode ser simples, mas profundo e muito bem escrito. Para quem vai escrever ou está escrevendo seus primeiros romances esta dica pode fazer uma enorme diferença.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares