Como você se vê daqui a 5 anos?



Algumas pessoas têm muita dificuldade em planejar a própria vida para o futuro e o resultado disso é que elas vivem como se fossem sopradas pelo vento; não sabem se estão progredindo, não sabem para onde estão indo; estão sempre procurando uma tal felicidade que não sabem onde encontrar. Elas vivem apenas no agora e muitas delas não sabem, mas têm como lema de sua vida o clássico: "Deixo a vida me levar". Que é muito famoso, mas, diga-se de passagem, é o pior estilo de vida que uma pessoa pode adotar.
A grande verdade é que sem um mínimo de planejamento consciente fica bem complicado conseguir algum progresso significativo com o passar dos anos. Nada acontece por acaso e nenhum sucesso verdadeiro surge sem que algumas condições básicas sejam satisfeitas. Já foi dito que é preciso plantar antes de colher e se você colher algo que não plantou, significa que aquilo não pertence a você.

A sequência correta para o tipo de planejamento saudável é a seguinte: Ser, Fazer e ter.
Como eu disse, a grande maioria das pessoas não costuma planejar seu desenvolvimento pessoal, suas metas, etc..., mas existe uma outra parcela das pessoas que faz um planejamento equivocado que geralmente é diferente do correto, geralmente é: Ter, Fazer e, às vezes, Ser.
Acho que está claro a diferença entre os dois tipos de planejamento; pois no primeiro o foco central é em Ser (Ser uma pessoa melhor, Ser um individuo mais consciente, por exemplo); já no segundo o foco é sempre em Ter; trata-se de um planejamento fundamentado no consumo e este planejamento a longo prazo não se sustenta pelo simples fato de que os desejos humanos são ilimitados. Planejar seu futuro apenas determinando o que você quer ter é um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer; infelizmente a maioria ainda faz assim.

Se você deseja aprender uma forma bem simples de fazer seu planejamento, pegue uma folha de papel, lápis ou caneta e veja a seguir o modo correto em três passos:



1: Primeiro defina quem você quer ser daqui a cinco anos:

Você sera uma pessoa casada ou solteira?
Terá um diploma universitário? Uma pós-graduação? Um doutorado?
Qual será sua profissão ou ocupação?
Será um empreendedor?
Já será pai ou mãe?
Será uma pessoa socialmente mais consciente?
E sua vida espiritual?
Você será uma pessoa mais centrada?
Estará combatendo seus pontos fracos?
Etc...
Aqui entram as coisas que vão construir você como uma pessoa melhor; gaste algum tempo nessa primeira etapa pensando e escrevendo na folha de papel o que lhe vier à cabeça. Escreva que tipo de pessoa você quer ser daqui a cinco anos, não tenha medo de ousar, mas ao mesmo tempo mantenha os pés no chão.

2: Depois decida o que você quer fazer daqui a cinco anos:

Onde você vai estar trabalhando?
Que viagens vai fazer?
Que lugares pretende conhecer ou frequentar?
Que instituição você vai ajudar?
Etc...
Escreva tudo no papel, crie novas perguntas para si mesmo de acordo com o que você julgar necessário e não tenha pressa; o futuro se monta como um grande quebra-cabeças.

3: E por último, mas não menos importante; determine o que você vai ter daqui a cinco anos:

Você terá sua própria casa ou preferirá morar de aluguel?
Terá um carro ou moto?
Quanto dinheiro você terá poupado?
Terá investimentos?
Etc...

Depois que você já definiu quem você quer se tornar e o que deseja fazer, fica mais fácil  decidir também o que você quer ter. Talvez esse terceiro passo demande algum esforço mental porque como eu disse anteriormente nos fomo treinados desde pequenos (pela mídia, pelas convenções sociais etc...) para querer coisas sem sermos as pessoas certas para tê-las. Lembre-se sempre: "Se você colher algo que não plantou, significa que aquilo não pertence a você." E, portanto, você pode acabar perdendo tal coisa.

Crie suas próprias perguntas e respostas, em seguida monte o seu planejamento baseado nelas.

É importante deixar claro que este é apenas um planejamento inicial; e como tal pode e deve ser revisto e ajustado constantemente de acordo com as circunstâncias do dia a dia e com as vitórias e aprendizados que você acumular no caminho, afinal, não há como saber o que o futuro nos reserva, mas há como projetar certas coisas. Um planejamento é como um projeto que serve como algo para nos manter no caminho em direção a nossos sonhos. Ou seja, no fim das contas, ser fiel ao seu projeto de vida é ser fiel ao seu sonho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares