Pular para o conteúdo principal

Como criar um clima para escrever?


Se você tem alguma dificuldade para começar a escrever quer seja um conto ou o capítulo de um livro, saiba que às vezes é preciso criar um clima antes de iniciar o processo de escrita, e uma boa técnica que costumo usar é escutar alguma música que me remeta àquilo que pretendo escrever. Por exemplo: Quando vou escrever algo épico escuto músicas que tenham esta sonoridade e um bom exemplo que já usei inclusive é a música To Glory do estúdio americano Two Steps From Hell. Outra música que utilizei para me inspirar foi a Master of Shadows do mesmo estúdio, usei esta quando estava escrevendo um conto spin off mais sombrio chamado Predador de anjos; derivado do meu livro Érebus
Faça o teste; existem músicas que podem ser facilmente associadas ao terror, romance, suspense, drama e todos os outros gêneros literários. Encontre aquela que combina com o que você pretende escrever e use-a para se inspirar.

Comentários

  1. Oi! ^^
    Essa é uma ótima dica!
    Eu geralmente uso música para escrever também. Normalmente a trilha sonora de algum filme que tenha a ver com a história que estou escrevendo. Filmes românticos, de terror e de aventura estão sempre na minha lista e geralmente me inspiram.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e por seu comentário Helaina.

      Usar música para se inspirar é uma ótima técnica que ajuda a soltar a imaginação.
      Grande abraço.
      Paz, Saúde e Sucesso pra você.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como planejar escrever um livro.

Muitas pessoas com quem converso falam que gostariam de escrever algum tipo de romance, seja de terror, suspense, aventura, ficção científica etc... Essas pessoas chegam até a falar todo o conceito do livro, ou seja, contam de forma reduzida as bases de sua trama, mas nunca  escrevem realmente. Durante algum tempo isso também aconteceu comigo, mas consegui resolver esse pequeno problema de uma forma bastante simples que vou passar para vocês. Eu desenvolvi uma espécie de método que funcionou muito bem para mim e que certamente vai ajudar qualquer pessoa que tenha o desejo de escrever um romance, seja do gênero que for, eu utilizei este método para escrever meus três romances: "Érebus", Cruz de Fogo" e "Noites sem Lua". Também estou usando para escrever meus próximos livros "Nyx", "Hellius" e "Caos"; e você vai usar para escrever o seu também.

Antes de iniciarmos no passo a passo para a construção do livro é preciso dizer que você…

Como criar um bom título para seu livro

A coisa que os escritores mais gostam de fazer é escrever, logo, uma das tarefas mais complicadas para eles é criar um nome para sua obra. Desenvolver um título que concentre as características e o potencial que seu livro possui será um exercício que exigirá poder de síntese, algo que muitos romancistas não possuem.
É bem verdade que muitos autores começam a escrever já com um título para seus livros na cabeça e se este for o seu caso, parabéns, pois isto lhe poupará algum trabalho. Por outro lado, muitas vezes também, o título escolhido antecipadamente não reflete o que há na trama. Só para citar como um exemplo prático; quando eu estava escrevendo meu terceiro romance, iniciei o projeto com a idea de chamar o livro de "Fantasias do mal", durante o processo de escrita percebi que aquele nome não captava a dimensão de tudo o que a trama tinha; abandonei o nome inicial e após terminar de escrever todo o livro fiz uma pequena pesquisa e cheguei à conclusão de que o nome mais …

A lua e o lobo -- Conto

_Algumas coisas não são mais como eram antes. A cidade mudou demais. Eu mudei demais.

Sandro estava descalço e sentado sobre um troco de árvore cortado poucos dias antes, a seu lado uma garrafa contendo uma estranha bebida indígena. Havia três anos que saíra do exército brasileiro, e neste período sua vida mudou completamente, principalmente em noites como aquela.

Seus instintos não mais o enganavam, tinha certeza de que poderia encontrar um pouco de ação por aquelas bandas; a verdade é que aquela rua estava totalmente deserta e poucas pessoas passavam por ali depois que anoitecia. Ele mesmo anos atrás não ousaria ficar sentado naquele lugar com pouquíssima luz, o céu noturno estava estrelado, porém com algumas nuvens que encobriam o grande e belo luar.

Pouco tempo depois ele sentiu o cheiro sendo trazido pelo vento; na verdade era um misto de cheiros diferentes, mas que ele conhecia muito bem. O medo feminino em contraste com a adrenalina dos caçadores. Vampiros Ele não sabia como agir; …