Pular para o conteúdo principal

O Imperador e o Nefilim


O povo delirou quando viu no centro do estádio um homem grande e extremamente forte preso por dez correntes; ele se debatia, mas os grilhões não permitiam muita movimentação. Havia duas longas correntes presas ao braço direito, duas presas ao braço esquerdo, duas na perna direita, duas na esquerda, uma no pescoço e uma última na cintura do homem.
Cada uma das correntes media cerca de três metros e estavam sendo seguras por soldados romanos que à distância lutavam contra a força do cativo.
Uma voz soou no centro da tribuna imperial e chamou a atenção de todos quando anunciou a entrada do imperador. O delírio se tornou êxtase, as pessoas gritavam porque sabiam que o espetáculo já ia começar.
O imperador Marco Úlpio Nerva Trajano apareceu na tribuna acompanhado por sua guarda particular, os pretorianos. Vestia sua característica armadura de soberano do exército, cujo peitoral talhado pelos melhores artífices romanos ostentava os desenhos em ouro de um anjo e um homem, um em cada lado de uma pira; acima daquele desenho havia também a face do que se pensava ser júpiter.

Uma grande e vistosa capa vermelho sangue, aveludada, também fazia parte do traje imperial, ela era toda bordada com detalhes dourados assim como uma belíssima túnica na mesma cor que ele usava por baixo da armadura. Por fim, o imperador trazia em sua cabeça uma coroa de louros confeccionada em outro puro e maciço.
Trajano era aclamado pelo povo porque chegou ao poder supremo do grande Império Romano depois de cumprir difíceis etapas. Nascido em itálica, na Bética, sul da Hispania; de família nobre, comandou uma legião na própria Hispania e participou das campanhas na Germânia. Foi nomeado cônsul por Domiciano. O imperador Nerva  o adotou como seu sucessor e quando assumiu o poder foi amplamente apoiado pela guarda pretoriana.
Embora não tivesse muito tempo para se dar às batalhas no Coliseu, naquele dia ele fez questão de ver o homem de quem seus guardiões falavam tão insistentemente.
A multidão gritou, urrou e aplaudiu quando na arena entraram mais dois gladiadores e um senhor idoso.
Trajano se assentou no trono de mármore e ouro localizado entre colunas grossas, ao seu lado alguns senadores observavam atentos a movimentação dos guerreiros no centro da arena.
O imperador levantou a mão direita, deixando a mostra um grosso bracelete dourado e todos na platéia calaram-se quase que instantaneamente.
O senhor idoso que entrou junto com os dois gladiadores trazia na mão alguns apetrechos de batalha; um capacete, uma faca curta, uma rede e um tridente com cabo longo. Esse senhor se aproximou do prisioneiro, que não o agrediu, e depositando as coisas no chão libertou-o das correntes uma a uma em seguida voltou-se para a multidão que olhava tudo aquilo de disse:
_ Romanos! Contemplem esse gladiador; filho de netuno, sobrinho de Júpiter e marte, trazido cativo das terras da Grécia.
O prisioneiro quando se viu livre recolheu do chão a faca, a rede; colocou o capacete que lhe encobria o rosto e esperou.
A voz do Imperador foi ouvida por todos.
_ Gladiador_ disse Trajano_ Hoje daremos uma oportunidade a você, vença esses oponentes na arena e deixará de ser um prisioneiro para ocupar uma posição de destaque na guarda pretoriana.
Aquele convite não estava sendo feito por mero acaso, a fama daquele homem já tinha passado para fora dos muros do grande Coliseu; todos sabiam que ele tinha sido capturado em uma das campanhas na Grécia; falava-se que anos antes das legiões romanas chegaram em Atenas, muitos dos cidadãos locais viram o confronto entre aquele homem e o próprio Fobos, um dos filhos de Marte, senhor das guerras. Fobos teria perdido a batalha, mas por vingança, marte teria enviado os exércitos romanos à Grécia e uma centúria especialmente para prendê-lo.
Verdade ou mito, o certo era que aquele homem vencia sucessivamente cada batalha que disputava, suas forças eram superiores as dos demais homens, assim como sua altura e velocidade. Por esse motivo foi acertado entre os generais pretorianos que aquela chance seria dada a ele, não poderiam descartar uma força como aquela para os planos futuros da guarda e do próprio exército nas duras campanhas de conquista dos demais povos.
Tanto o público quanto o próprio imperador Trajano queriam vê-lo em ação. O velho gritou mais uma vez:
_ De agora em diante não haverá romano ou estrangeiro que vai chamá-lo de gladiador, pois que seu nome é Crisaor!
A multidão explodiu em gritos novamente:
_ Crisaor! Crisaor! _Gritavam eles em uníssono.
O guerreiro ergueu do chão o tridente e com o braço esticado segurando as lâminas voltadas para o céu recebia a saudação do público ensandecido.
_ Que comece a prova!_ Bradou o imperador.
Após a saída do velho que anunciou o combate, mais oito outros gladiadores adentraram a arena, dois de cada categoria de gladiadores, havia trácios, Murmillos, Retiários e Secutores; cada um deles extremamente bem armado, seguravam seus gládios, que eram as espadas da época, redes, escudos tridentes e facas.
Crisaor voltou-se para seus oponentes e sob o som ensurdecedor dos gritos da multidão, atacou com tanta violência e precisão que muitos na platéia se assustaram, dez homens não eram suficientes para deter aquele combatente grego.
Roma não via um homem com tanta habilidade em combate desde Espartacus. O imperador, os senadores e os líderes da guarda pretoriana não tinham mais dúvida, Crisaor seria elevado ao posto de Pretoriano e teria a incumbência de proteger Trajano, receberia todas as honras de um herói inclusive uma estátua em sua homenagem.
Mais tarde Crisaor foi transferido por seu próprio pedido para uma das frentes de batalha na campanha vitoriosa contra o império Parto onde ganhou muitas batalhas e prestígio, tornou-se um dos maiores dentre os centuriões. O fato é que o império Romano alcançou sob o governo de Trajano, sua máxima extensão.
Com a morte do imperador e a ascenção de seu filho adotivo e sobrinho, o Imperador Adriano; Crisaor não foi mais visto, falava-se que ele teria rumado para terras mais longínquas para não servir ao novo imperador porque sabia de um suposto plano para levar Adriano ao poder.
Entre os que o conheceram, dizia-se que era imortal, pelas coisas que o viram fazer em campo, porém, Crisaor nunca mais foi visto desde então e pouquíssimos relatos sobre sua existência sobreviveram ao tempo.
O homem tornou-se a lenda, a lenda tornou-se o mito e o mito, desapareceu.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;