Pular para o conteúdo principal

O Nephilin de Atenas -- Contos históricos




Quando as flechas passaram zunindo por sobre as cabeças das primeiras fileiras, a multidão gritou de felicidade; como pássaros elas voaram pela planície e atingiram inimigos que avançavam, homens tombaram, mas outros passavam por eles e continuavam a marcha rumo ao combate.
Onri mantinha-se em um pequeno pelotão acampado no flanco leste e olhava para as colinas atrás de si, havia estado com Alcibíades no grande confronto naval de Siracusa e por vezes contemplara toda a brutalidade dos exércitos espartanos, presenciou o terrível dia em que a poderosa frota de Atenas caiu, mas isso era passado e agora teria de fazer o melhor que pudesse para que essa batalha tomasse outro rumo.
_ Hebreu!_ gritou um dos soldados._ Lá vêm os espartanos.
Nas primeiras fileiras os soldados de Lisandro já demonstravam toda a fúria que os caracterizava em batalha; lanças, espadas e escudos reluzindo ao toque do sol da tarde. Onri olhou para o outro flanco onde o próprio Alcibíades combateria, ouviu-se a voz erguendo o clamor para que todos os soldados se preparassem.
“Nesse local o golpe do martelo será mais forte”_ pensou.
Um dos homens veio cavalgando a frente das filas gritando palavras de ordem e incentivo; os combatentes respondiam com gritos que soavam como afronta aos ouvidos espartanos.
_De onde vens tu?_ indagou um dos homens, e continuou._ E verdade que não consideras
a grande senhora Atena, como pois poderá lutar em seus exércitos para nos ajudar?
_ Sou hebreu; e tu não deves se preocupar comigo, pois luto do seu lado, preocupa-te com Lisandro, as forças de Esparta e os príncipes do mal que o acompanham._ Respondeu empunhando a espada que trazia consigo.
O cavaleiro passou novamente e partiu na frente dos soldados; aquela não era a batalha mais importante do conflito pela retomada de Bizâncio, a cidade, mas quem vencesse tal confronto teria uma vantagem e tanto sobre o rival. Esparta não queria perder esse ponto e Atenas precisava retomá-lo para que suas pretensões de vencer a guerra contra a liga do Peloponeso se concretizassem.
Quando os exércitos se cruzaram e o rugido do entrechoque das armas subiu até os céus, Onri passava pelo meio dos espartanos com a força de uma ventania arrastando consigo o máximo de inimigos que seus golpes podiam derrubar; embora o exército da liga de Delos liderada pelas tropas da Cidade-estado de Atenas não estivesse preparado totalmente para o combate corpo a corpo contra os brutais espartanos, cada vez que um dos homens conseguia ver a força de vontade quase sobre-humana que aquele hebreu fazia para derrubar os inimigos, isso os motivava cada vez mais.
Onri abria espaço entre a multidão a golpes de espada e lança, que pegou das mãos do primeiro espartano que derrubou; o exército de Delos o seguia como o cabo segue a ponta da flecha. Em sua mente a guerra só terminaria se o general Lisandro tombasse, e era isso que ele queria fazer, mas em certa altura a resistência do inimigo foi tão bem armada que as forças atacantes começaram a se deter por tempo demais.
Alcibíades e outros generais estrategistas atenienses ao longe contemplavam o que a batalha apresentava e planejavam os próximos passos, finalmente os ventos da vitória sopravam a seu favor, principalmente depois do desastre em Siracusa.
“Quem é aquele que avança contra os espartanos sem tomar conhecimento de quem são?”_
Perguntou um dos generais políticos.
A resposta foi algo no mínimo inusitado, mas foi aceita porque estava trazendo vantagem na batalha:
_Aquele homem vem das terras dos hebreus, cujas histórias dizem ser seu pai alguém vindo do céu, um emissário do Deus único a quem eles servem.
“Aquiles retornou para ajudar os atenienses”_ Chegaram a pensar os homens, tamanha era a bravura e precisão demonstrada pelo hebreu.
Os movimentos da lança explodiam contra os escudos de bronze e arremessava aquele que escondia-se atrás dele ao chão, Onri se movia tão rápido que quando as lâminas dos inimigos chegavam ao lugar onde estava só achavam o ar, e tanto atenienses quanto espartanos, ao menos os que travavam aquela árdua batalha pensavam quando o viam em ação que não era um homem normal.
Um mensageiro cavalgando com grande velocidade subiu a colina até a presença de seu general.
_ Senhor_ disse ele_ Há entre os atenienses um homem de grande valor, que faz com que a balança da batalha favoreça-os.
Lisandro já sabia de antemão o que estava ocorrendo, e mais do que isso; sentia-o em movimento.
“Cavaleiros”_ disse em voz baixa.
O próprio Lisandro estava sobre um belo cavalo revestido com proteções e de sobre a colina visualizava como as tropas se manifestavam. O ruído das armas confrontando-se chegava alto e claro aos ouvidos do comando de ambas a partes e como se estivessem cavalgando Pégasos vieram as guarnições montadas, imprimindo velocidade e fúria nos animais, rasgavam o vento na direção da batalha.
Alguns dos soldados da Liga marítima ao ver os grandes cavalos espartanos derrubando homens em todas as partes recuaram, mas não Onri, que a certa altura do combate explodiu suas armas contra os escudos de vários inimigos ao mesmo tempo perdendo-as definitivamente, então num ato de ousadia e heroísmo, ou loucura, agarrou-se com as mãos nuas contra os cavalos derrubando seus cavaleiros.
Aquele fato minou a confiança das tropas de Lisandro e aumentou a dos Atenienses, o próprio Alcibíades ao ver aquilo cavalgou para o centro do combate, assim as tropas o seguiram em mais uma investida que finalmente deu inicio a retomada de Bizâncio.
Anos depois, essa curta história de batalha se perdeu, pois só quem estava lá havia visto  Onri, o estrangeiro, contra os espartanos. Chegaram a escrever sobre seus feitos não apenas naquela batalha, mas em muitas outras, porém todos esses escritos se perderam, exceto este.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;