Uma excelente dica para quem está querendo começar a escrever, mas não sabe como e passa o tempo todo apenas imaginando um livro que nunca sai de sua mente é: "Mantenha a sua escrita simples". O fato é que escrever um romance ou mesmo um conto pode e deve ser feito, principalmente no começo, da forma mais simples que você conseguir; não tente enfeitar demais as coisas. Existe uma frase atribuída ao contista e poeta Carlos Drummond de Andrade que diz: "Escrever é cortar palavras".
Eu sei, provavelmente você quer escrever um livro espetacular, cheio de reviravoltas incríveis e surpresas que vão deixar o seu leitor com a boca aberta não é? Se você está trabalhando no seu primeiro projeto, essa dica também serve para você; é possível escrever uma trama desse nível fazendo as coisas de maneira simples, diga o que tem de ser dito, esconda o que tem de ser escondido, revele o que deve ser revelado no tempo certo, omita o que pode ser omitido, mas faça-o escrevendo de maneira extremamente simples. Também há uma frase atribuída ao gênio, Leonardo da Vinci, que pode e deve ser usada como concelho para todo escritor iniciante; ela diz: " A simplicidade é o último grau da sofisticação".
Uma boa dica para iniciantes é usar a "linearidade", ou seja, faça com que sua trama se desenvolva de maneira reta de modo que um acontecimento suceda o outro, naturalmente, e que o anterior tenha ao seu final algo que desencadeie o próximo, dessa forma você mantém a curiosidade do leitor presa e desperta a vontade de continuar lendo o próximo capítulo.
Evite, ao menos no princípio ficar pulando no tempo a toda hora, indo e vindo ou tentando criar algo exageradamente inovador, porque, por falta de experiência, tudo isso pode ficar confuso e você mesmo pode acabar se enrolando e levando um nó literário da sua própria trama.
Ótimas dicas.
ResponderExcluirMuito agradecido.
Parabéns!
Olá!
ExcluirObrigado por comentar.
Fico contente em saber que você gostou do texto.
Grande abraço.👍