Pular para o conteúdo principal

Quantas páginas do seu livro você deve escrever por dia? -- Dica para escritores iniciantes.




Sejamos sinceros, o processo de escrita de um livro de ficção, principalmente para autores iniciantes, pode ser bastante desgastante. Todos temos diversas tarefas a cumprir no nosso cotidiano tão ocupado; algumas pessoas trabalham durante todo o dia, outras estudam; há os que fazem os dois, e isso sem contar a enorme quantidade de outras coisas que temos de fazer e resolver, em casa ou fora dela, assim como, as pessoas, conhecidos, amigos, parentes e familiares para os quais temos de dar alguma atenção de qualidade todos os dias.

Todo esse panorama constitui-se em uma das grandes barreiras que os autores iniciantes enfrentam, pois com tantas coisas para fazer e resolver diariamente fica difícil dedicar algum tempo para sentar e escrever um número de páginas considerável que signifique um avanço expressivo rumo à conclusão do seu livro, por isso uma das perguntas mais comuns que os autores iniciantes fazem é: Quantas páginas devo escrever por dia?

Eu também já me debati com essa mesma dúvida, e depois de algum tempo construindo e praticando o hábito da escrita, cheguei a um número de páginas que acredito que pode ser perfeitamente aplicável a qualquer um que deseje escrever um livro, mesmo que ele ou ela tenha uma rotina diária pesada e com pouco tempo para se dedicar ao seu projeto de escrever seu próprio livro.

E que número é esse?

Escreva uma página a cada três dias; ou seja, durante o período de três dias você se concentra e se compromete em escrever apenas uma página, mas o segredo é você escrever um pouco a cada um destas três dias; a palavra aqui é consistência; dessa forma você não precisa escrever muito a cada dia para finalmente ter seu livro concluído. Acompanhe as contas que farei em seguida.

Considerando que o ano possui 365 dias e que você precisa de alguns dias de folga do seu processo de escrita, para descansar a sua mente, vamos usar um número "redondo" de 300 dias no ano como base para o nosso projeto; logo, se você escrever um pouco por dia para seguir o plano de a cada 3 dias ter escrito uma página; ao final destes 300 dias, ou seja, ao final do ano, você terá escrito 100 páginas inteiras, mesmo tendo aproveitado 65 dias de descanso como fins de semana, feriados e outras folgas.

Sim, eu sei que autores iniciantes querem escrever os seus livros no menor tempo possível, e alguns deles até conseguem fazer isso, mas na maioria dos casos essa ansiedade será justamente o que vai travar todo o progresso deles; quando perceberem que não estão sendo capazes de evoluir com a velocidade que gostariam, muitos desejam escrever 10, 20 ou até 30 páginas por dia, mas não têm o hábito de escrever ou ainda não conseguiram organizar a sua rotina diária para encontrar tempo suficiente para escrever um número maior de páginas. Isso acaba deixando-os frustrados e terminam por desistir no meio do caminho, isso, se é que começam.

É para evitar que isso aconteça com você que eu sugiro aqui que você deixe a ansiedade de lado e concentre-se em um processo mais fácil e contínuo; considerando que uma página de Word possui 27 linhas (usando a fonte Times New Romam, no tamanho 12); você só precisará escrever 9 linhas por dia para alcançar a meta de uma página inteira a cada 3 dias; e isso levará você , em um ano, ou 300 dias, a finalmente ter escrito 100 páginas do seu livro de forma bastante confortável.

O importante aqui não é a velocidade com a qual você escreve, mas sim a consistência  para conseguir terminar o projeto. É claro que durante o processo você vai se auto-descobrindo como escritor(a), isso significa que possivelmente haverá dias em que você estará mais inspirado(a) e conseguirá escrever mais do que apenas 9 linhas, mas o meu ponto neste capítulo é mostrar a você uma base sólida de partida, principalmente se você nunca escreveu nada antes. Faça o teste, você verá que é bem mais fácil escrever 9 linhas por dia por 300 dias do que tentar, logo de início, se sobrecarregar escrevendo 10, 20 ou trinta páginas diárias.

Meu desejo neste capítulo é fazer você compreender que com pouco esforço, desde que adequadamente organizado, você pode alcançar o resultado que tanto procura (escrever o seu próprio livro). Depois, com o tempo e a prática, você pode alterar a sua meta diária de páginas, para um número que seja mais confortável e que funcione bem para o seu processo pessoal de escrita.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Que faculdade devo cursar para ser escritor(a)?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idio...

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim...

Como mapear e conectar suas ideias ao escrever um livro? -- Dicas para escritores iniciantes.

Essa parte é bem simples, você já tem as ideias e mapeá-las será traçar alguma ligação entre todas elas. Supondo que você tenha a quantidade de personagens, os lugares iniciais, o tema central e até mesmo alguns temas menores então o que você fará é ligar os pontos; vai dizer para si mesmo o que cada personagem começa fazendo? E, ou, onde? E, ou, como?  E, ou, quando? E, ou, por quê? Pode estar parecendo complicado agora, mas logo vai ficar tudo muito claro. Caso você ainda não tenha informações como essas, reflita um pouco no que sua história sugere, apenas inicialmente, porque é bem possível que algumas coisas mudem durante o transcorrer do relato. Essa é apenas uma ideia tênue do que será esse trabalho porque tudo vai depender exclusivamente do que você garimpou enquanto rascunhava; quanto mais linear for a sua trama, obviamente será mais fácil fazer essas conexões, e quanto menos linear for o relato mais conexões você terá de criar. Procure dar um princípio, que não ...