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Organize as ideias antes da escrita.-- Dica para escritores iniciantes.



Uma forma muito poderosa e simples de você escrever seu livro é estruturando antecipadamente as idéias que serão utilizadas na sua trama, pelo motivo óbvio de que organização deixa tudo mais claro na sua mente, além disso, economiza tempo; e tempo é algo que jamais deve ser desperdiçado em qualquer atividade que façamos na vida. Sempre que pudermos melhorar a forma de fazer algo, devemos fazê-lo, e organizar suas ideias é uma forma excelente de melhorar sua escrita.

Muitos jovens autores iniciantes, quando resolvem escrever seu primeiro romance, sentam em frente ao computador e começam a digitar freneticamente para dar forma ao seu livro (eu já fiz isso); é aí que eles descobrem que escrever pode ser muito mais complicado do que imaginavam. Retirar as idéias de dentro de nossa mente simplesmente digitando a esmo geralmente é muito mais trabalhoso do que deveria porque a mente humana é caótica por natureza, dentro de nossa cabeça há varias ideias coexistindo e até colidindo, há muitos pensamentos sobre outras tarefas que não dizem respeito ao livro que queremos escrever, e além disso há uma infinidade de outras coisas gravitando entre memórias, sentimentos, emoções etc...

Então como começar a organização?

Comece colocando todas as suas ideias que tenham ligação com o livro que pretende escrever no papel (estou falando papel, mas pode ser feito no seu editor de textos mesmo). Quando passamos a colocar no papel as ideias que tenham ligação com a criação de nossa trama, detalhando os pontos principais ou qualquer coisa que você julgue relevante de uma forma organizada, seja numa folha de caderno ou em um programa de computador, o fato é que fica muito mais fácil ter um panorama da trama que vai se formar, e isso, por sua vez, facilita na hora que você for escrever. 

Por exemplo:

Se você estruturar um capítulo ou uma sequência de capítulos de forma adequada antes de escrever a primeira palavra propriamente dita, quando chegar na hora de finalmente iniciar o trabalho, você não terá qualquer dificuldade em desenvolver o número de páginas que tiver proposto escrever, e não sofrerá com os temidos bloqueios criativos porque todas as informações que você necessita já estarão colocadas organizadamente e anteriormente separadas do caos de sua mente; portanto o processo de escrita não lhe consumirá tanta energia.

Então a dica aqui é: Primeiro você pensa e depois você escreve. Evite fazer os dois ao mesmo tempo, ao menos no início.




Muitos autores iniciantes tentam ir escrevendo e pensando na criação da trama ao mesmo tempo; na maioria das vezes isto não funciona porque eles precisam dividir sua atenção entre duas ações que são escrever e criar. O fato é que excelência se consegue com foco, portanto, primeiro foque em organizar suas ideias; veja o que fica bom, faça ajustes e só depois, quando todas as suas ideias a respeito do livro estiverem devidamente mapeadas; só então você muda o seu foco e o coloca no ato de escrever.

Dica bônus:

* Crie um rascunho simplificado do seu livro; ou seja, escreva o título de seus capítulos na ordem que eles aparecerão no seu romance e abaixo do título faça uma pequena descrição de poucas linhas descrevendo o que vai ser desenvolvido naquele capítulo. Ao terminar este processo com todos os seus capítulos, você terá um panorama rascunhado de toda a trama e será mais fácil desenvolver cenários e diálogos.

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