Pular para o conteúdo principal

Por que não há livros no meu quarto?



Quando eu decidi começar como escritor, havia uma grande vontade dentro de mim, que era possuir uma estante enorme repleta de livros no meu quarto. Eu queria colocar todos os livros que mais gostava nas prateleiras desta estante, assim como vários outros dos meus autores favoritos. Logo que pude comecei minha coleção, comprando todos os livros de todos os autores que eu desejava ler; depois de alguns meses já havia uma quantidade considerável de títulos nas prateleiras do meu quarto, olhar aquela coleção magnífica era algo que me alegrava, orgulhava e, de alguma forma, me ajudava a lembrar do meu desejo de escrever os meus próprios livros. Porém algo aconteceu.

Depois de alguns anos comprando e colecionando livros eu finalmente possuía a estante com as prateleiras apinhadas de títulos tanto de escritores internacionais quanto nacionais; meu quarto já não comportava o grande número de volumes que eu possuía e minha lista de livros para ler não parava de crescer. Além de comprar os livros, eu precisava gastar tempo e energia para limpá-los devidamente e manter todos com uma aparência minimamente organizada. Foi então que algo me ocorreu, certo fim de semana quando eu me preparava para começar uma grande limpeza na minha estante, percebi que livros não são apenas objetos comuns como outros quaisquer, livros são criaturas mágicas, são seres capazes de encantar, contar todo tipo de histórias e transmitir conhecimento, eles são como os pássaros, não foram criados para permanecer presos a prateleiras ou dentro de baús juntando poeira; os livros foram criados para serem lidos criando um círculo virtuoso de transmissão de conhecimento e fantasia que não deve ser interrompido.

E como isso acontece?

Toda vez que deixamos um livro parado por meses ou anos, estamos, na verdade, aprisionando tudo o que está dentro dele e impedindo que alguém mais leia e se beneficie tanto do conteúdo quanto dos outros benefícios do hábito da leitura. E isso é impedir os livros de cumprirem sua missão.

A partir daquele momento decidi que não faria mais isso, não manteria os livros aprisionados nas prateleiras do meu quarto, pelo contrário, eu encontraria outras pessoas para lê-los. Assim eu fiz; sempre que termino de ler um livro eu encontro algum outro leitor para ele e passo para frente, desta forma aquele meu antigo desejo de ter cada vez mais livros empilhados no meu quarto em prateleiras de uma estante pareceu ser algo de extrema vaidade e egoísmo, assim sendo, meu desejo se transformou e agora é não ter mais do que uns poucos livros entre cinco e dez no máximo, os meus preferidos. Pra ser bem sincero, não sei se esse tipo de pensamento faz qualquer sentido para outras pessoas, mas sempre que compro um livro físico e termino de ler, faço a mim mesmo a seguinte pergunta: “este livro está entre os dez melhores que eu já li?” Se a resposta for positiva eu o coloco em um pequeno espaço reservado em meu quarto para os dez livros que mudaram minha vida; mas se a resposta for negativa, mesmo sendo um livro muito bom, eu encontrarei outro leitor e farei com que aquele livro continue sua missão que é alcançar o maior número de pessoas que puder e nunca parar de circular, pois como escritor, minha função também é compartilhar fantasia e ficção, mesmo que não tenham sido criadas por mim, pois elas podem inspirar outras pessoas e até mesmo mudar suas vidas. 

Nem sempre, responder aquela pergunta crucial é fácil para mim, pois quantos e quantos livros magníficos de autores extraordinários já passaram pelas minhas mãos, mas seu conteúdo era tão bom que não tive coragem de guarda-los comigo, tive de deixá-los seguir em frente por mais que desejasse permanecer com eles só pra mim.

Então você pode perguntar: Quer dizer que você não fica mais com nenhum dos livros que compra?

A resposta é a seguinte: De todos os livros físicos que ainda compro, eu sempre faço da forma que expliquei no texto acima, possuo comigo apenas uma lista muito restrita de títulos de excelência absurda e nesta lista reduzida há livros de romance diversos, desenvolvimento pessoal e espiritual. Entretanto, quando compro livros digitais, não há como doá-los depois, ao menos por agora, então mantenho uma biblioteca digital que não ocupa qualquer espaço físico na minha casa, não acumula poeira e ainda pode ser transportada sem qualquer esforço para onde quer que eu vá.

O que desejo compartilhar neste texto é que livros não são apenas objetos inanimado, eles são seres, e como tal devem permanecer em liberdade sempre de mão em mão, de leitor em leitor, para que o máximo de pessoas consiga ter contato com suas histórias, tramas, conhecimento e sabedoria. O lugar dos livros não é juntando poeira em prateleiras ou esquecidos em tantos outros cômodos das casas. Se você tem livros que nunca mais leu, passe-os para alguém que queira ler.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;